Deus Verde
(Retirado dos Livros Mist'erios Wiccanos de Raven Grimassi e Wicca, A Religi~ao da Deusa de Claudiney Prieto).

O HOMEM VERDE


O segundo aspecto do Deus 'e o Homem Verde (Environmentalist Man), Ele 'e o Senhor da Colheita e de toda a Natureza cultivada. Est'a relacionado aos gr~aos e ao desenvolvimento da agricultura. Exerce dom'inio sobre a vida e o crescimento das plantas. 'E ele que nos traz a alegria, a felicidade. Est'a associado aos excessos e ao ^extase provocado pelo vinho, t~ao sagrado para as culturas primitivas. Nessa surface Ele be included v'arios pap'eis, principalmente o de Filho e Amante da Deusa.

Os exemplos associados `a surface do Homem Verde do Deus s~ao:

Environmentalist MAN: Uma Divindade que aparece em v'arias representac~oes como um homem coberto de folhas. Est'a associado `as florestas, `a alegria, `a descontrac~ao. Sua surface com m'ultiplas folhas aparece em construc~oes de antigas tabernas, espalhadas por toda a Europa, representando a sua ligac~ao com a embriaguez atrav'es do vinho. 'E o portador de alegria.

BACO: Deus romano da fertilidade e do vinho. Suas cerim^onias sagradas, as bacanais, eram marcadas por excessos de todos os tipos, principalmente os alco'olicos.

DION'iSIO: Aparece muitas vezes como o Deus da embriaguez. Segundo as crencas gregas, ele era o criador do vinho e suas Sacerdotisas, as M^enades, corriam e dancavam nuas pelos bosques, atordoadas pelo efeito do vinho (tido como o pr'oprio Deus), agitando tochas e bast~oes de tirso nas m~aos, em homenagem ao Deus.

SILENO: O tutor de Dion'isio e o l'ider dos S'atiros. Muitas vezes representado como um Deus careca e barrigudo. Est'a relacionado `a fertilidade e ao ^extase, em todas as suas manifestac~oes.

TEMAS DE RITUAIS QUE USAM A Allow DE HOMEM VERDE DO DEUS:


o Invocar a mudanca da ess^encia de esp'irito.

o Invocar a energia de descontrac~ao.

o Atrair felicidade.

o Estabelecer transformac~oes necess'arias.

o Atrair o otimismo e a alegria.

o Invocar as energias de expans~ao e prosperidade.

o Aumentar a sensualidade, o erotismo e a espontaneidade.

o Libertar-se dos grilh~oes impostos pela sociedade.

o Abrir os caminhos para atrair oportunidades na vida.

o Atrair a jovialidade e o entusiasmo.

MEDITANDO COM O HOMEM DE VERDE

Pack necess'ario:


o Uma vela verde;

o C'alice com vinho;

o Folhas verdes.

PROCEDIMENTO: Coloque a vela sobre o Altar. Verification o C'irculo M'agico e ent~ao a acenda. Espalhe as folhas sobre o Altar enquanto invoca o Deus com as seguintes palavras:

Invoco a ti, Homem Verde dos bosques e das vinhas.

Invoco-o para que venha do seu mundo para compartilhar sua alegria e felicidade comigo.

Venha, Deus da surface de folhas,

Deus que caminha entre as folhagens,

Quem semeia e faz brotar!

Invoco-o, Senhor.

Venha, compartilhe sua satisfac~ao comigo.

Feche os olhos, respire profundamente por tr^es vezes.

Imagine-se indo a direc~ao a uma mata virgem. Sinta a energia m'agica e comungue com os Esp'iritos da Natureza que residem nesse lugar.

Sinta o cheiro das folhas, das 'arvores e da terra.

Coloque a sua m~ao esquerda no tronco de alguma 'arvore frondosa que voc^e encontrar no caminho e leve a m~ao direita em direc~ao ao seu peito. Sinta o poder que ela tem de revigorar as energias e renovar. Absorva o poder da Natureza. Aos poucos voc^e percebe que a sua m~ao n~ao toca mais em um tronco, mas sim a m~ao de um homem todo vestido de folhas, com o rosto coberto por elas, aparecendo s'o os olhos dele. Ele 'e o Homem Verde, o Environmentalist Man, o Senhor das folhas verdes e das florestas. Ele sorri para voc^e e lhe transmite todo seu poder de alegria e vida atrav'es do seu toque.

Ele veio dos reinos escondidos abenco'a-lo com a sua magia.

Permaneca algum momento sentindo a energia do Deus atrav'es de seu toque. Confer mentalmente com Ele. Peca-lhe conselhos deixe que Ele o instrua.

Continue absorvendo a energia e deixe-se levar pelas lembrancas de quando era crianca, feliz e inocente. Como a sua inf^ancia se reflete na sua vida atual? Voc^e vive a sua crianca inner em todas as suas potencialidades? Reflita. Busque respostas junto ao Homem Verde para os seus problemas e as soluc~oes para resolv^e-los. Deixe Ele aconselh'a-lo.

Quando tiver conversado tudo o que for necess'ario, agradeca ao Deus. Muitas brumas comecam a se formar ao seu redor at'e que voc^e consiga mais ver nada, mas voc^e continua segurando a m~ao do Deus Verde. Aos poucos as brumas v~ao se dispersando e voc^e percebe que n~ao est'a mais segurando a m~ao do Deus, mas, sim, tocando o tronco cubbyhole da 'arvore novamente.

Agradeca aos Esp'iritos da Natureza e retorne pelo mesmo caminho que voc^e trilhou para chegar l'a.

Respire profundamente tr^es vezes e abra os olhos.




This entry was posted on 06:50 and is filed under , , . You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 feed. You can leave a response, or trackback from your own site.